Interdisciplina: Educação e Tecnologias da Comunicação e
da Informação
A importância da tecnologia nas relações
entre professor e aluno
A sala de aula
é um espaço de construção, de troca de saberes e compartilhamento de diversas informações.
É local de grandes ações envolvendo o processo de aprendizagem.
Sendo assim, os
métodos pedagógicos devem incluir tecnologias digitais variadas, conforme a
disponibilidade da escola. Deve-se aproveitar o domínio das crianças no uso de
celulares e tablets. O professor que inclui a tecnologia no seu planejamento
está inovando e deixando o ambiente escolar mais atrativo para seu aluno.
Conforme Cunha (2004, p.12) “a inovação existe em determinado lugar, tempo e
circunstância, como produto de uma ação humana sobre o ambiente ou meio social”.
O uso da
tecnologia para alfabetizar se torna eficaz porque as crianças estão habituadas
com o uso dos celulares pelos familiares. O professor pode buscar aplicativos com
atividades adequadas.
Inovação é algo
que acompanha o ser humano durante sua evolução. É necessário inovar para
sobreviver e se adaptar aos fatores sociais e históricos. O professor percebe que mudanças devem
ocorrer e ele tem duas possibilidades: arriscar ou acomodar. Arriscar é
promover novos olhares e possibilitar novas formas de pensar. Acomodar-se
diante da docência exige que o professor siga um caminho previsível e
tradicional, sem possibilidades de mudanças.
O ato de inovar
exige conhecimento, não é simplesmente mudar, exige pesquisa, tempo e dedicação
do docente. Inovação está ligada a novas formas de pensar, sobre um mesmo
objeto ou sobre algo diferente.
Inovação exige
rupturas e reconfigurações do conhecimento. São novas formas de compreender
como o conhecimento ocorre.
Conforme Cunha
(2004) “devemos rever e não romper com o passado, ver com novas percepções um
mesmo assunto”. Inovar é aplicar novos conhecimentos. É ver com outros olhos um
mesmo tema. É criar novas formas de abordagem. É um processo de desacomodar-se
diante de novas situações.
Os recursos
auxiliam o trabalho do professor, mas não substituem a ação mediadora e
estimuladora que acompanha a ação docente.
Referência:
CUNHA, Maria Isabel
da. Inovações
pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na
universidade. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais.
Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra,
Portugal, 16 a 18 de setembro de 2004.
Luciane, esse debate é crucial na atualidade da Educação. Pesquisar e debater a importância de TICs na aprendizagem é fundamental para ressignificar práticas potencializadoras do aprendizado.
ResponderExcluirAtt, Katielle de Oliveira Felix de Sena
Tutora de Seminário Integrador
Turma E- Eixo VII