quinta-feira, 21 de junho de 2018



Interdisciplina: Linguagem e Educação

Reflexões sobre o processo de aquisição da linguagem
A partir da leitura do texto de Samanta Demetrio da Silva (2010), destaco as ideias sobre aquisição da linguagem, citadas pela autora em seu texto. Cada teórico faz afirmações referentes ao processo. Acredito que cada teoria traz importantes reflexões sobre a linguagem e contribui para que possamos entender como ocorre o processo e auxiliar no desenvolvimento dos nossos alunos.

VYGOTSKY
A linguagem é um processo pessoal e ao mesmo tempo é um processo social;
Interacionismo social;
A união do pensamento e da fala cria uma nova forma de comportamento: fala racional ou pensamento verbal.

SKINER
O aprendizado se dá através de um processo denominado condicionamento operante;
Imitação como função no processo de aquisição da linguagem.

CHOMSKY
Linguagem inata;
A linguagem é atrelada a características inerentes a espécie humana;
A criança nasce pré-programada para adquirir a linguagem e é capaz, a partir das interações com o meio, de construir hipóteses sobre a linguagem na qual convive.

STERNBERG
A aquisição da linguagem envolve um dom natural modificado pelo ambiente;
Sintonia com o ambiente linguístico para adquirir a linguagem.




         SKINER alega que a linguagem é uma questão de aprendizagem através de um sistema exterior.

         CHOMSKY ressalta que a criança nasce com as condições de aprender línguas. Embora o meio possa influenciar ele considera que o desenvolvimento se dá pelo estado inicial.

         VYGOTSKY, ao contrário, acredita que a aquisição da linguagem se dá devido à interação com o ambiente e o convívio com outros da espécie

         STERNBERG, a linguagem envolve um dom natural modificado pelo ambiente. Estudo de quais capacidades são inatas e quais são ajustadas pelo ambiente.



  Durante a gestação, a criança começa a ter contato com a linguagem, ao ouvir a mãe. A mãe conversa com o bebê e com outras pessoas. A criança escuta e sente vibrações. Ao nascer, sente o conforto de ouvir diretamente. Recebe diferentes estímulos, por parte da mãe e de pessoas próximas.
   Para Skiner, a linguagem a linguagem é aprendizagem através de um sistema exterior. Com isso, entende-se que os estímulos recebidos pela criança, através da mãe, são facilitadores do processo de aquisição da linguagem.
  Chomsky ressalta que a criança nasce com as condições de aprender línguas, embora o meio possa influenciar.
  Pelos estudos, entendo que a criança nasce com as condições necessárias para a aprendizagem e é estimulada pelo contato com familiares ou pessoas próximas da criança.
   Vygotsky afirma que a aquisição da linguagem ocorre devido à interação com o ambiente e o convívio com os semelhantes.
   Conforme a criança se desenvolve ele amplia seu vocabulário e modifica suas formas de comunicação. Ela aprende novas palavras ao interagir com outras crianças, ao ouvir a pronúncia de adultos e ao participar de atividades coletivas. A criança é movida pela curiosidade, tudo desperta seu interesse e novas perguntas surgem para suprir sua necessidade de saber um pouco mais.
   O meio é um facilitador do processo de aquisição da linguagem, quando a criança acessa diferentes recursos, como jogos, livros, brincadeiras e músicas eles auxiliam na ampliação do vocabulário, desenvolvimento da oralidade e relações sociais.
   Para Sternberg, a aquisição da linguagem envolve um dom natural modificado pelo ambiente. Então os diferentes recursos disponíveis complementariam o que já vem com a criança desde seu nascimento.

   A linguagem sendo um dom natural, inato, todos os indivíduos nascem com condições de aprender uma língua, desde que o meio disponibilize de formas adequadas para o desenvolvimento da linguagem.




 LINGUAGEM E INTERAÇÃO SOCIAL



 Referência:

 SILVA, Samanta Demetrio da. Aquisição da linguagem. Publicado em 22 de July de 2010.

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