Interdisciplina:
Linguagem e Educação
Reflexões
sobre o processo de aquisição da linguagem
A
partir da leitura do texto de Samanta Demetrio da Silva (2010), destaco as ideias
sobre aquisição da linguagem, citadas pela autora em seu texto. Cada teórico
faz afirmações referentes ao processo. Acredito que cada teoria traz
importantes reflexões sobre a linguagem e contribui para que possamos entender
como ocorre o processo e auxiliar no desenvolvimento dos nossos alunos.
VYGOTSKY
A
linguagem é um processo pessoal e ao mesmo tempo é um processo social;
Interacionismo
social;
A
união do pensamento e da fala cria uma nova forma de comportamento: fala
racional ou pensamento verbal.
SKINER
O
aprendizado se dá através de um processo denominado condicionamento operante;
Imitação
como função no processo de aquisição da linguagem.
CHOMSKY
Linguagem
inata;
A
linguagem é atrelada a características inerentes a espécie humana;
A criança
nasce pré-programada para adquirir a linguagem e é capaz, a partir das
interações com o meio, de construir hipóteses sobre a linguagem na qual convive.
STERNBERG
A
aquisição da linguagem envolve um dom natural modificado pelo ambiente;
Sintonia
com o ambiente linguístico para adquirir a linguagem.
•
SKINER alega que a linguagem é uma questão de
aprendizagem através de um sistema exterior.
•
CHOMSKY ressalta que a criança nasce
com as condições de aprender línguas. Embora o meio possa influenciar ele
considera que o desenvolvimento se dá pelo estado inicial.
•
VYGOTSKY, ao contrário, acredita que a
aquisição da linguagem se dá devido à interação com o ambiente e o convívio
com outros da espécie
•
STERNBERG, a linguagem envolve um dom natural
modificado pelo ambiente. Estudo de quais capacidades são inatas e quais são
ajustadas pelo ambiente.
|
Durante
a gestação, a criança começa a ter contato com a linguagem, ao ouvir a mãe. A
mãe conversa com o bebê e com outras pessoas. A criança escuta e sente
vibrações. Ao nascer, sente o conforto de ouvir diretamente. Recebe diferentes
estímulos, por parte da mãe e de pessoas próximas.
Para Skiner, a linguagem a linguagem é
aprendizagem através de um sistema exterior. Com isso, entende-se que os estímulos
recebidos pela criança, através da mãe, são facilitadores do processo de
aquisição da linguagem.
Chomsky ressalta que a criança nasce com as
condições de aprender línguas, embora o meio possa influenciar.
Pelos
estudos, entendo que a criança nasce com as condições necessárias para a
aprendizagem e é estimulada pelo contato com familiares ou pessoas próximas da
criança.
Vygotsky afirma que a aquisição da linguagem
ocorre devido à interação com o ambiente e o convívio com os semelhantes.
Conforme a criança se desenvolve ele amplia
seu vocabulário e modifica suas formas de comunicação. Ela aprende novas palavras
ao interagir com outras crianças, ao ouvir a pronúncia de adultos e ao participar
de atividades coletivas. A criança é movida pela curiosidade, tudo desperta seu
interesse e novas perguntas surgem para suprir sua necessidade de saber um
pouco mais.
O meio é um facilitador do processo de
aquisição da linguagem, quando a criança acessa diferentes recursos, como
jogos, livros, brincadeiras e músicas eles auxiliam na ampliação do
vocabulário, desenvolvimento da oralidade e relações sociais.
Para Sternberg, a aquisição da linguagem envolve
um dom natural modificado pelo ambiente. Então os diferentes recursos
disponíveis complementariam o que já vem com a criança desde seu nascimento.
A linguagem sendo um dom natural, inato,
todos os indivíduos nascem com condições de aprender uma língua, desde que o
meio disponibilize de formas adequadas para o desenvolvimento da linguagem.
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LINGUAGEM E INTERAÇÃO SOCIAL |
SILVA, Samanta
Demetrio da. Aquisição da linguagem. Publicado em 22 de July de 2010.
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