Interdisciplina:
Seminário Integrador VII
Conhecimentos interligados
Este semestre foi possível perceber que a
teoria e a nossa prática se conectaram e teceram uma grande teia.
Vimos
os modelos pedagógicos e epistemológicos da educação e a forma como os
professores exercem sua prática em sala de aula, como cada um se vê quanto
profissional e se é possível mudar ou aplicar a teoria em sala de aula.
Entendemos o quanto é importante conhecer a
tecnologia para que ela possa contribuir com um bom planejamento de aula,
incluir recursos tecnológicos é inovar e trazer maior aproveitamento para os
alunos e para nós, a aula se torna atrativa e desafiadora para os alunos.
A educação é um constante desafio e se torna
fundamental conhecimento e formação específica, principalmente na alfabetização
de crianças, jovens e adultos. Planejar é essencial, pensar sobre o que fazer
torna a aula organizada e voltada para as necessidades dos alunos. Como se sabe
sobre essas necessidades? Pesquisando e refletindo sobre o verdadeiro sentido
de ensinar e o que os alunos buscam da escola e dos seus professores. A aula
deve deixar de ser previsível, com conteúdos obsoletos e sem significado, tanto
para o aluno quanto para o professor.
O que fica desta teia é o aprendizado, algo
constante e inacabado. Com inúmeras interpretações, inquietudes e constantes
reflexões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário