segunda-feira, 11 de junho de 2018




Interdisciplina: Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação




    A importância da tecnologia nas relações entre professor e aluno




    A sala de aula é um espaço de construção, de troca de saberes e compartilhamento de diversas informações. É local de grandes ações envolvendo o processo de aprendizagem.
    Sendo assim, os métodos pedagógicos devem incluir tecnologias digitais variadas, conforme a disponibilidade da escola. Deve-se aproveitar o domínio das crianças no uso de celulares e tablets. O professor que inclui a tecnologia no seu planejamento está inovando e deixando o ambiente escolar mais atrativo para seu aluno. Conforme Cunha (2004, p.12) “a inovação existe em determinado lugar, tempo e circunstância, como produto de uma ação humana sobre o ambiente ou meio social”.
    O uso da tecnologia para alfabetizar se torna eficaz porque as crianças estão habituadas com o uso dos celulares pelos familiares. O professor pode buscar aplicativos com atividades adequadas.
    Inovação é algo que acompanha o ser humano durante sua evolução. É necessário inovar para sobreviver e se adaptar aos fatores sociais e históricos.   O professor percebe que mudanças devem ocorrer e ele tem duas possibilidades: arriscar ou acomodar. Arriscar é promover novos olhares e possibilitar novas formas de pensar. Acomodar-se diante da docência exige que o professor siga um caminho previsível e tradicional, sem possibilidades de mudanças.
    O ato de inovar exige conhecimento, não é simplesmente mudar, exige pesquisa, tempo e dedicação do docente. Inovação está ligada a novas formas de pensar, sobre um mesmo objeto ou sobre algo diferente.
    Inovação exige rupturas e reconfigurações do conhecimento. São novas formas de compreender como o conhecimento ocorre.
    Conforme Cunha (2004) “devemos rever e não romper com o passado, ver com novas percepções um mesmo assunto”. Inovar é aplicar novos conhecimentos. É ver com outros olhos um mesmo tema. É criar novas formas de abordagem. É um processo de desacomodar-se diante de novas situações.
    Os recursos auxiliam o trabalho do professor, mas não substituem a ação mediadora e estimuladora que acompanha a ação docente.




TECNOLOGIA AO NOSSO ALCANCE


Referência:
CUNHA,   Maria   Isabel   da. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 16 a 18 de setembro de 2004.

Um comentário:

  1. Luciane, esse debate é crucial na atualidade da Educação. Pesquisar e debater a importância de TICs na aprendizagem é fundamental para ressignificar práticas potencializadoras do aprendizado.

    Att, Katielle de Oliveira Felix de Sena
    Tutora de Seminário Integrador
    Turma E- Eixo VII

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