sexta-feira, 22 de junho de 2018




  Interdisciplina: Educação de Jovens e Adultos


Pensando sobre...Qualificação dos professores da EJA


   A partir das leituras e da nossa experiência sabemos que muitos fatores influenciam a permanência e finalização dos estudos do aluno que se matricula na EJA. Em seu texto Hara (1992, p.1) descreve que a evasão é muito grande. Alguns fatores são de ordem social e outros são de ordem interna, envolvem os métodos aplicados pela escola. Os fatores sociais que dificultam a permanência dos alunos podem ser exemplificados pelo cansaço do estudante, depois de um dia de trabalho, violência, filhos pequenos e outras prioridades.
   Durante a aula ouvimos muitos relatos de colegas que realizaram a pesquisa de campo, e muitos revelaram que além destes fatores, a falta de qualificação do professor também influencia a permanência do aluno na EJA. Hara (1992, p.2) pontua em seu texto que “além destas condições sociais, grande parte das dificuldades enfrentadas por educadores se localizam no ato de alfabetizar, nos desafios que brotam dentro das salas de aula”.
   Poucos são os professores que possuem formação específica para atuar com a EJA. Os professores que assumem o papel, muitas vezes precisam completar carga horária ou ganhar um extra. A maioria não possui preparo para atender a demanda e anseios dos alunos. A boa vontade ou comprometimento dos professores não é suficiente.
  Para Hara (1992, p. 2) ”A alfabetização competente de adultos que une o compromisso político de educadores populares com a desenvoltura técnica necessária ao seu bom desempenho é ainda realidade poucas vezes encontrada”.
 Dos professores que foram entrevistados, para o desenvolvimento do trabalho de campo, apenas um possui formação específica para atuar na EJA. Durante a apresentação dos dados ouvimos de outros grupos situações semelhantes. Para que a educação tenha qualidade é essencial que os professores tenham formação na sua área de atuação, devem buscar uma formação continuada, não podem se acomodar.





Referência:
HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3. ed. São Paulo: CEDI, 1992.


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