Interdisciplina:
Educação de Jovens e Adultos
Reflexões a partir do texto de Giroux: Alfabetização
e ‘empowerment’ Político
A escola é um espaço que oferece diferentes possibilidades. O papel do professor vai ser determinante, quanto à sua prática, Freire nos diz que, há duas possibilidades de fazer pedagogia: a partir de práticas alienantes ou práticas libertadoras. O professor que alfabetiza deve ter consciência de que a alfabetização é um ato criador e não um simples processo de memorização mecânica das palavras. Quem faz a pronúncia da palavra deve entender o que diz e porque diz. Não é simplesmente proferir palavras, portanto, a alfabetização também envolve ter poder e convicção do que se diz.
O diálogo é um caminho que dá direcionamento
para a prática da alfabetização. A alfabetização é um ato de conhecimento, de
transformação e não de memorização ou fixação. Não pode ser vista como uma ação
mecânica, pois envolve sentimento e reflexão.
Quem ensina não transmite conhecimento,
oferece ferramentas que possibilitam a construção do conhecimento de cada um.
De acordo com Freire, o empoderamento ativa a potencialidade transformadora e criativa
do sujeito. Isso faz com que ele se torne ativo em suas opiniões e decisões.
O indivíduo que se sente empoderado
demonstra seus potenciais, revela suas capacidades e se sente confiante. Ele sabe
que pode demonstrar seu conhecimento e será valorizado por isso. O indivíduo
que possui empoderamento torna sua ação consciente.
Segundo Freire a alfabetização é bem mais
do que decodificar signos. Espera-se que leitor tenha capacidade de interpretar
e se transformar através da leitura e da escrita. A pessoa que tem conhecimento
modifica cada parte do seu convívio: seu lar, seu emprego e sua escola. Ela
contribui com ideias para melhorar seus locais de convívio, questiona e busca
explicações para os problemas sociais.
O autor Giroux enfatiza que o
pensamento dialético fortalece o pensamento crítico, o que representa a
possibilidade de desmascarar a ideia de pensamento acabado, das certezas da
realidade homogênea e estática.
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EMPODERAMENTO |
GIROUX,
Henri. Excerto do texto “Alfabetização e ‘empowerment’ Político”, Introdução do
Livro “Alfabetização”, Paulo Freire e Donaldo Macedo.
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