sexta-feira, 22 de junho de 2018




Interdisciplina: Educação de Jovens e Adultos

 Reflexões a partir do texto de Giroux: Alfabetização e ‘empowerment’ Político

  A escola é um espaço que oferece diferentes possibilidades. O papel do professor vai ser determinante, quanto à sua prática, Freire nos diz que, há duas possibilidades de fazer pedagogia: a partir de práticas alienantes ou práticas libertadoras. O professor que alfabetiza deve ter consciência de que a alfabetização é um ato criador e não um simples processo de memorização mecânica das palavras. Quem faz a pronúncia da palavra deve entender o que diz e porque diz. Não é simplesmente proferir palavras, portanto, a alfabetização também envolve ter poder e convicção do que se diz.
 O diálogo é um caminho que dá direcionamento para a prática da alfabetização. A alfabetização é um ato de conhecimento, de transformação e não de memorização ou fixação. Não pode ser vista como uma ação mecânica, pois envolve sentimento e reflexão.
 Quem ensina não transmite conhecimento, oferece ferramentas que possibilitam a construção do conhecimento de cada um. De acordo com Freire, o empoderamento ativa a potencialidade transformadora e criativa do sujeito. Isso faz com que ele se torne ativo em suas opiniões e decisões.
 O indivíduo que se sente empoderado demonstra seus potenciais, revela suas capacidades e se sente confiante. Ele sabe que pode demonstrar seu conhecimento e será valorizado por isso. O indivíduo que possui empoderamento torna sua ação consciente.
  Segundo Freire a alfabetização é bem mais do que decodificar signos. Espera-se que leitor tenha capacidade de interpretar e se transformar através da leitura e da escrita. A pessoa que tem conhecimento modifica cada parte do seu convívio: seu lar, seu emprego e sua escola. Ela contribui com ideias para melhorar seus locais de convívio, questiona e busca explicações para os problemas sociais.
   O autor Giroux enfatiza que o pensamento dialético fortalece o pensamento crítico, o que representa a possibilidade de desmascarar a ideia de pensamento acabado, das certezas da realidade homogênea e estática.


EMPODERAMENTO



Referência:
GIROUX, Henri. Excerto do texto “Alfabetização e ‘empowerment’ Político”, Introdução do Livro “Alfabetização”, Paulo Freire e Donaldo Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário