quarta-feira, 16 de janeiro de 2019




Ressignificação do blog

    Observando as postagens do primeiro semestre percebo que elas eram descritivas, pois descreviam atividades de rotina. Não havia uma preocupação com reflexão. O blog era um campo desconhecido, eu entendia que poderia postar qualquer assunto, desde que o tema fosse sala de aula.
    Os quatro primeiros semestres mostram uma busca por encontrar o tipo de postagem ideal. Existem erros e acertos e as fotos trazem boas lembranças do início do PEAD e as primeiras revoluções que foram ocorrendo na sala de aula.
    Mesmo não sabendo ao certo o que postar, o blog apresenta muitas evidências, através de fotografias, das atividades que foram realizadas.
    Algumas mudanças foram perceptíveis na forma de trabalho da professora-aluna. Passei a utilizar mais jogos, inclusive criá-los com diversos materiais. As interdisciplinas de Ludicidade e Matemática foram grandes incentivadoras para este processo ter início. Criei alguns jogos como tarefa para apresentar, mas eles acabaram fazendo parte da rotina, foram utilizados durante muito tempo. A interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil proporcionou mais momentos dedicados à leitura deleite.
    Durante os semestres, foi possível compreender que a aprendizagem ocorre de diferentes formas, sendo necessário que o professor apresente variados recursos, que incluem jogos, pois as crianças também aprendem brincando, formas divertidas de leitura para que envolvam as crianças e tragam o gosto pela leitura. Isso tudo é possível com criatividade e um bom planejamento. Para que a aprendizagem tenha significados para a criança o professor tem observar e perceber quais são as reais necessidades de sua turma.








Nenhum comentário:

Postar um comentário