Ressignificação
do blog
Observando
as postagens do primeiro semestre percebo que elas eram descritivas, pois descreviam
atividades de rotina. Não havia uma preocupação com reflexão. O blog era um
campo desconhecido, eu entendia que poderia postar qualquer assunto, desde que o
tema fosse sala de aula.
Os quatro
primeiros semestres mostram uma busca por encontrar o tipo de postagem ideal.
Existem erros e acertos e as fotos trazem boas lembranças do início do PEAD e
as primeiras revoluções que foram ocorrendo na sala de aula.
Mesmo não
sabendo ao certo o que postar, o blog apresenta muitas evidências, através de
fotografias, das atividades que foram realizadas.
Algumas mudanças
foram perceptíveis na forma de trabalho da professora-aluna. Passei a utilizar
mais jogos, inclusive criá-los com diversos materiais. As interdisciplinas de
Ludicidade e Matemática foram grandes incentivadoras para este processo ter início.
Criei alguns jogos como tarefa para apresentar, mas eles acabaram fazendo parte
da rotina, foram utilizados durante muito tempo. A interdisciplina de
Literatura Infanto Juvenil proporcionou mais momentos dedicados à leitura
deleite.
Durante os
semestres, foi possível compreender que a aprendizagem ocorre de diferentes
formas, sendo necessário que o professor apresente variados recursos, que
incluem jogos, pois as crianças também aprendem brincando, formas divertidas de
leitura para que envolvam as crianças e tragam o gosto pela leitura. Isso tudo
é possível com criatividade e um bom planejamento. Para que a aprendizagem
tenha significados para a criança o professor tem observar e perceber quais são
as reais necessidades de sua turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário