A UTILIZAÇÃO DE RIMAS NA ALFABETIZAÇÃO
Em maio de
2016 iniciamos um projeto de leitura na escola envolvendo as turmas de segundo
ano. O projeto se chamava Maleta Poética e tinha como objetivo promover a produção
escrita e a leitura envolvendo a família. O projeto alcançou ótimos resultados com
alunos que se tornaram leitores escritores. Os resultados também foram
percebidos nos anos seguintes.
Então, diante
da beleza deste projeto e dos resultados positivos, resolvi incluir como
atividade diária no meu projeto de estágio. Percebi que esta atividade tornava
a leitura e a escrita agradável, prazerosa e lúdica aos alunos, não era algo
imposto, pois eu sempre perguntava quem gostaria de levar a Maleta para casa. E
ao perguntar, todas as mãos eram estendidas para o alto, ansiosas por serem
escolhidas.
No período do
estágio, a leitura da Maleta Mágica, envolvia um ritual com vestimentas e acessórios. Os
alunos faziam a leitura utilizando microfone e caixa de som e a professora
fazia o registro. Cada dia de leitura era uma festa, as crianças não escondiam
o orgulho e vontade de mostrar o que haviam produzido em casa. Uns diziam que
haviam produzido à escrita sem ajuda e outros diziam que a família havia
ajudado. Cada aluno demonstrou progresso, os alunos que sabiam ler evoluíram em
sua produção escrita e oralidade e os alunos que estavam em processo de alfabetização
ficaram mais seguros e entusiasmados para continuarem o processo.
Foi um projeto
que deu certo, complementou meu planejamento de estágio e auxiliou os alunos em
suas aprendizagens. Consegui fazer importantes observações e perceber a
evolução dos alunos. Eles mudaram a postura diante das atividades que eram propostas,
pois ficaram mais confiantes de suas capacidades e que seriam valorizados por
cada esforço. Eles se sentiram especiais nos momentos que recebiam a atenção
dos colegas e da professora e cada momento de leitura se tornou um grande
evento educativo.
![]() |
ALICE |
![]() |
ANA |
Postagem original: 26/05/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário