quarta-feira, 30 de janeiro de 2019




            A  UTILIZAÇÃO DE RIMAS NA ALFABETIZAÇÃO



     Em maio de 2016 iniciamos um projeto de leitura na escola envolvendo as turmas de segundo ano. O projeto se chamava Maleta Poética e tinha como objetivo promover a produção escrita e a leitura envolvendo a família. O projeto alcançou ótimos resultados com alunos que se tornaram leitores escritores. Os resultados também foram percebidos nos anos seguintes.
     Então, diante da beleza deste projeto e dos resultados positivos, resolvi incluir como atividade diária no meu projeto de estágio. Percebi que esta atividade tornava a leitura e a escrita agradável, prazerosa e lúdica aos alunos, não era algo imposto, pois eu sempre perguntava quem gostaria de levar a Maleta para casa. E ao perguntar, todas as mãos eram estendidas para o alto, ansiosas por serem escolhidas.
     No período do estágio, a leitura da Maleta Mágica, envolvia um ritual com vestimentas e acessórios. Os alunos faziam a leitura utilizando microfone e caixa de som e a professora fazia o registro. Cada dia de leitura era uma festa, as crianças não escondiam o orgulho e vontade de mostrar o que haviam produzido em casa. Uns diziam que haviam produzido à escrita sem ajuda e outros diziam que a família havia ajudado. Cada aluno demonstrou progresso, os alunos que sabiam ler evoluíram em sua produção escrita e oralidade e os alunos que estavam em processo de alfabetização ficaram mais seguros e entusiasmados para continuarem o processo.
     Foi um projeto que deu certo, complementou meu planejamento de estágio e auxiliou os alunos em suas aprendizagens. Consegui fazer importantes observações e perceber a evolução dos alunos. Eles mudaram a postura diante das atividades que eram propostas, pois ficaram mais confiantes de suas capacidades e que seriam valorizados por cada esforço. Eles se sentiram especiais nos momentos que recebiam a atenção dos colegas e da professora e cada momento de leitura se tornou um grande evento educativo.

    
ALICE
    

ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário