Interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na
Perspectiva Histórica, 2º Eixo/2015
Manifesto: Novas percepções da escrita
O Manifesto foi
realizado como atividade para a interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica. Durante a escrita contamos um pouco
a história da educação brasileira. Quando escrevi fiquei emocionada com a
trajetória e os percalços da profissão e os desafios que os professores
enfrentaram ao longo da história. Inicialmente, uma profissão destinada às
mulheres com vocação para a função seguida da desvalorização.
Sabemos que
problemas existem, principalmente pelas condições inadequadas de trabalho,
falta de qualidade no ensino público e falta de qualificação dos professores.
Eu continuo
acreditando na educação como fator principal para conscientização e melhorias
na sociedade. Eu sei da minha importância para a educação, portanto, estou em
fase de conclusão do curso de pedagogia.
A graduação nos
possibilita compreender, historicamente, como a educação evoluiu e o que podemos
fazer para melhorar o sistema de ensino, visto que, adquirimos este
conhecimento ao pesquisar, ler e dialogar durante as aulas.
Acredito que o
essencial é valorizar o aluno e tratá-lo como atuante de sua aprendizagem, o
aluno não pode ser apenas ouvinte e suas aprendizagens devem estar direcionadas
aos seus interesses.
Agora, na minha
profissão, tenho conhecimento e sei que posso fazer um bom trabalho, sendo uma
professora reflexiva, questionadora e atuante a partir dos conhecimentos que enriqueceram
minha trajetória durante o curso.
Postagem original: 28/11/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário