quinta-feira, 24 de janeiro de 2019




Interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, 2º Eixo/2015


                Manifesto: Novas percepções da escrita


    O Manifesto foi realizado como atividade para a interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica. Durante a escrita contamos um pouco a história da educação brasileira. Quando escrevi fiquei emocionada com a trajetória e os percalços da profissão e os desafios que os professores enfrentaram ao longo da história. Inicialmente, uma profissão destinada às mulheres com vocação para a função seguida da desvalorização.
    Sabemos que problemas existem, principalmente pelas condições inadequadas de trabalho, falta de qualidade no ensino público e falta de qualificação dos professores.
    Eu continuo acreditando na educação como fator principal para conscientização e melhorias na sociedade. Eu sei da minha importância para a educação, portanto, estou em fase de conclusão do curso de pedagogia.
    A graduação nos possibilita compreender, historicamente, como a educação evoluiu e o que podemos fazer para melhorar o sistema de ensino, visto que, adquirimos este conhecimento ao pesquisar, ler e dialogar durante as aulas.
    Acredito que o essencial é valorizar o aluno e tratá-lo como atuante de sua aprendizagem, o aluno não pode ser apenas ouvinte e suas aprendizagens devem estar direcionadas aos seus interesses.
    Agora, na minha profissão, tenho conhecimento e sei que posso fazer um bom trabalho, sendo uma professora reflexiva, questionadora e atuante a partir dos conhecimentos que enriqueceram minha trajetória durante o curso.





Postagem original: 28/11/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário