BRINCANDO
E APRENDENDO
No mês de abril
fiz uma postagem falando do brincar. Fiz uma reflexão sobre a falta das
brincadeiras na minha prática escolar. Discutimos, na interdisciplina de
Ludicidade, a importância do brincar e constatei que o lúdico estava bem
distante da minha sala de aula. Recordei do período da minha infância e do doce
sabor das brincadeiras, são muitas lembranças que integram minha personalidade
e compõem minha identidade. Gosto de rir, de cantar de conversar e gosto de
brincar. Então porque deixei a brincadeira de lado na escola?
Desde que fiz a
escrita desta postagem procurei mudar minha forma de atuar em sala de aula.
Comecei a trazer mais jogos, brincadeiras e deixei que os alunos brincassem
durante aula. A felicidade tomava conta da sala de aula. Acabou virando hábito,
durante a semana tinha espaço para fazer algo diferente, às vezes, até um jogo
da forca porque os alunos gostam muito.
No período do
estágio foi o momento para experimentar. Utilizei muitos jogos, criei alguns e
as aulas ficaram mais atrativas. Cada aula era uma surpresa e o quadro deixou
de ser o foco das aulas. Descobri muitos jogos digitais e apresentei aos alunos
e eles não apresentaram nenhuma dificuldade para acessar. Percebi que eles demonstraram
maior envolvimento durante as atividades e aprendizagem ocorreu de forma
lúdica.
Postagem original: 23/04/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário