Diversidade
cultural: Como apresentar atividades interessantes?
Fazendo a releitura de uma atividade que
realizei com os alunos no segundo semestre, percebo que apenas fiz um relato de
uma atividade realizada, não houve uma reflexão ou maiores informações sobre a
atividade. Não houve uma observação sobre a aprendizagem dos alunos ou sobre os
aspectos que foram desenvolvidos.
Durante o estágio realizei atividades similares,
com o objetivo de trabalhar Consciência Negra. Para a realização desta
atividade comprei um livro com o tema e apresentei diferentes propostas aos
alunos para que eles tivessem opções para escolher. Diferentemente, da
atividade anterior, nesta eu pensei nos objetivos que seriam alcançados e na
aprendizagem dos alunos. Procurei levar atividades que possibilitassem a
criação e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Em momentos de aulas
eles já haviam sinalizado que não gostavam de atividades prontas, então
aproveitei para fazer arte com eles.
A educação das relações étnico-raciais tem por alvo a formação de
cidadãos, mulheres e homens empenhados em promover condições de igualdade no
exercício de direitos sociais, políticos, econômicos, dos direitos de ser,
viver, pensar, próprios aos diferentes pertencimentos étnico-raciais e sociais.
(SILVA, 2007, p.490)
A sala de aula é
para experimentar, aprender, vivenciar diferentes situações de aprendizagem. É
um local para refletir e compartilhar ideias, para que nossos alunos tenham
consciência de seu papel social precisam conhecer suas raízes e sua história.
Os alunos foram muito participativos durante a atividade e foi possível constatar que o aprendizado ocorreu.
Referência:
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e
relações étnico-raciais no Brasil. Educação: Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3
(63), p. 489-506, set./dez. 2007.
Postagem original: 15/11/2015
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