quinta-feira, 24 de janeiro de 2019



         Diversidade cultural: Como apresentar atividades interessantes?


    Fazendo a releitura de uma atividade que realizei com os alunos no segundo semestre, percebo que apenas fiz um relato de uma atividade realizada, não houve uma reflexão ou maiores informações sobre a atividade. Não houve uma observação sobre a aprendizagem dos alunos ou sobre os aspectos que foram desenvolvidos.
    Durante o estágio realizei atividades similares, com o objetivo de trabalhar Consciência Negra. Para a realização desta atividade comprei um livro com o tema e apresentei diferentes propostas aos alunos para que eles tivessem opções para escolher. Diferentemente, da atividade anterior, nesta eu pensei nos objetivos que seriam alcançados e na aprendizagem dos alunos. Procurei levar atividades que possibilitassem a criação e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Em momentos de aulas eles já haviam sinalizado que não gostavam de atividades prontas, então aproveitei para fazer arte com eles.

 A educação das relações étnico-raciais tem por alvo a formação de cidadãos, mulheres e homens empenhados em promover condições de igualdade no exercício de direitos sociais, políticos, econômicos, dos direitos de ser, viver, pensar, próprios aos diferentes pertencimentos étnico-raciais e sociais. (SILVA, 2007, p.490) 


    A sala de aula é para experimentar, aprender, vivenciar diferentes situações de aprendizagem. É um local para refletir e compartilhar ideias, para que nossos alunos tenham consciência de seu papel social precisam conhecer suas raízes e sua história.
     Os alunos foram muito participativos durante a atividade e foi possível constatar que o aprendizado ocorreu.



Referência:
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação: Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez. 2007.









Postagem original: 15/11/2015

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