INTERDISCIPLINA:
PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA
Reflexões sobre a maturidade no
ambiente escolar
Fazendo algumas reflexões sobre o que
pesquisamos e aprendemos, na interdisciplina de Vida Adulta, penso que é
possível analisar o comportamento de alguns alunos. Tentar compreender porque
eles demonstram tantas dificuldades no processo de desenvolvimento da
autonomia.
Em nossas pesquisas descobrimos que não
existem diferenças entre os gêneros masculino e feminino e que todos passarão
pelos mesmos processos, de acordo com a individualidade de cada um. Nas
leituras, encontramos afirmações de Erik Erikson, que diz que o indivíduo
cresce a partir das exigências internas do seu ego, nas também do meio em que
vive. Para o autor, é essencial analisar a cultura e a sociedade em que o
sujeito pertence.
Podemos refletir sobre as atitudes de alguns
alunos, que ainda não desenvolveram hábitos de pessoas independentes, que se
devem ao sistema familiar, ou a forma como estão sendo educados em casa. São
crianças que recebem tudo pronto, muitas não sabem descascar uma bergamota,
abrir uma embalagem ou amarrar o cadarço do tênis. Na escola, estas crianças aprendem
o que já deveriam trazer como bagagem. Incentivamos
que ela tenha autonomia para desenvolver pequenas tarefas, com isso elas se
sentem capazes e encorajadas para evoluírem no seu aprendizado.
O processo de maturidade das pessoas não é
padronizado ou linear, ele vai ocorrer naturalmente para cada pessoa e todas
passarão pelas mesmas fases, mas é importante, no processo de educação e
ensinamento familiar complementando o que a criança aprende na escola.
Referências bibliográficas:
PICETTI, Jaqueline Santos. AS OITO IDADES DO HOMEM SEGUNDO ERIK
ERIKSON.
RABELLO, Elaine; PASSOS,
José Silveira. ERIKSON E A TEORIA
PSICOSSOCIAL DO DESENVOLVIMENTO.
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