sexta-feira, 14 de julho de 2017


INTERDISCIPLINA: PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA

   
                Reflexões sobre a maturidade no ambiente escolar 
   
    Fazendo algumas reflexões sobre o que pesquisamos e aprendemos, na interdisciplina de Vida Adulta, penso que é possível analisar o comportamento de alguns alunos. Tentar compreender porque eles demonstram tantas dificuldades no processo de desenvolvimento da autonomia.
    Em nossas pesquisas descobrimos que não existem diferenças entre os gêneros masculino e feminino e que todos passarão pelos mesmos processos, de acordo com a individualidade de cada um. Nas leituras, encontramos afirmações de Erik Erikson, que diz que o indivíduo cresce a partir das exigências internas do seu ego, nas também do meio em que vive. Para o autor, é essencial analisar a cultura e a sociedade em que o sujeito pertence.
   Podemos refletir sobre as atitudes de alguns alunos, que ainda não desenvolveram hábitos de pessoas independentes, que se devem ao sistema familiar, ou a forma como estão sendo educados em casa. São crianças que recebem tudo pronto, muitas não sabem descascar uma bergamota, abrir uma embalagem ou amarrar o cadarço do tênis. Na escola, estas crianças aprendem o que já deveriam trazer como bagagem.  Incentivamos que ela tenha autonomia para desenvolver pequenas tarefas, com isso elas se sentem capazes e encorajadas para evoluírem no seu aprendizado.
   O processo de maturidade das pessoas não é padronizado ou linear, ele vai ocorrer naturalmente para cada pessoa e todas passarão pelas mesmas fases, mas é importante, no processo de educação e ensinamento familiar complementando o que a criança aprende na escola.
Referências bibliográficas:
PICETTI, Jaqueline Santos. AS OITO IDADES DO HOMEM SEGUNDO ERIK ERIKSON.
RABELLO, Elaine; PASSOS, José Silveira. ERIKSON E A TEORIA PSICOSSOCIAL DO DESENVOLVIMENTO.

Todos passam pelas mesmas etapas. O que muda é a velocidade com que ocorre para cada um.


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