quarta-feira, 12 de julho de 2017



INTERDISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL



    PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DIVERSIDADE NA SALA DE AULA


    No município de Nova Santa Rita, anualmente os professores participam da Formação Troca de Saberes, que envolve todos os professores da rede. Participei com minhas colegas de segundo ano, Anna e Fabiana. Apresentamos atividades realizadas com os alunos. Durante o período do projeto, confeccionamos petecas, minidicionário indígena, dobraduras para material de contagem e cumbucas, feitas de papel pardo rasgado. Utilizamos uma lenda indígena sobre o dia e a noite, a história foi colada nas cumbucas, que se assemelham as cuias, muito utilizadas pelos povos indígenas, inclusive por nós para tomar chimarrão.
    A história foi contada de duas formas: teatro de sombras e nas cuias. As aulas foram muito ricas e diferenciadas, houve muita participação das crianças, na criação e desenvolvimento das atividades. Para a construção das petecas, elas levaram as penas. Na elaboração do dicionário, houve pesquisa das palavras de origem indígena, que fazem parte do nosso vocabulário e maioria das crianças desconhecia, com as descobertas, elas ficavam surpresas. O espaço escolar deve propiciar questionamentos, assim como, oferecer respostas. O PPP nos ampara, quanto a isto, proporcionar diálogo, descobertas e novos questionamentos sobre diferentes temas. O professor deve se sentir desafiado a oferecer o que tem de melhor para seu aluno, algo que tenha significado e importância para a vida dele.
     Realizamos esta atividade porque a escola nos incentiva e inclui no seu PPP atividades de pesquisa para evidenciar o crescimento pessoal de cada aluno.
     Na apresentação para os colegas, na Troca de Saberes, mostramos que com vontade somos capazes de criar uma escola inclusiva, longe de ser a melhor, mas talvez, uma escola que vê e olha para o aluno com um olhar diferenciado.












                        

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