INTERDISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DIVERSIDADE NA SALA DE AULA
No município de Nova Santa Rita, anualmente os professores participam da
Formação Troca de Saberes, que envolve todos os professores da rede. Participei
com minhas colegas de segundo ano, Anna e Fabiana. Apresentamos atividades realizadas
com os alunos. Durante o período do projeto, confeccionamos petecas,
minidicionário indígena, dobraduras para material de contagem e cumbucas,
feitas de papel pardo rasgado. Utilizamos uma lenda indígena sobre o dia e a
noite, a história foi colada nas cumbucas, que se assemelham as cuias, muito
utilizadas pelos povos indígenas, inclusive por nós para tomar chimarrão.
A história foi contada de duas formas: teatro de sombras e nas cuias. As
aulas foram muito ricas e diferenciadas, houve muita participação das crianças,
na criação e desenvolvimento das atividades. Para a construção das petecas,
elas levaram as penas. Na elaboração do dicionário, houve pesquisa das palavras
de origem indígena, que fazem parte do nosso vocabulário e maioria das crianças
desconhecia, com as descobertas, elas ficavam surpresas. O espaço escolar deve propiciar
questionamentos, assim como, oferecer respostas. O PPP nos ampara, quanto a
isto, proporcionar diálogo, descobertas e novos questionamentos sobre
diferentes temas. O professor deve se sentir desafiado a oferecer o que tem de
melhor para seu aluno, algo que tenha significado e importância para a vida
dele.
Realizamos esta atividade porque a escola nos incentiva e inclui no seu
PPP atividades de pesquisa para evidenciar o crescimento pessoal de cada aluno.
Na apresentação para os colegas, na Troca de Saberes, mostramos que com vontade somos capazes de criar uma escola inclusiva, longe de ser a melhor, mas talvez, uma escola que vê e olha para o aluno com um olhar diferenciado.
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