domingo, 9 de julho de 2017


INTERDISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL


              PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, AVALIAÇÃO E CONSELHO ESCOLAR
                        Elos para garantir uma educação de qualidade



   Durante a aula, discutimos e preparamos um cartaz. A atividade inicial seria que cada membro do grupo representasse alguém: um observador, um escritor e um ouvinte. Começamos a conversar e logo todas estavam falando e anotando. Trocamos muitas ideias e encontramos uma ligação contínua entre PPP, AVALIAÇÃO E CONSELHO ESCOLAR.
   A criação do PPP deve ser em conjunto com a comunidade, todos os envolvidos devem acrescentar suas contribuições, na forma de ideias ou críticas. A elaboração deve ocorrer de forma coletiva (durante o semestre esta palavra se tornou mais usual).No PPP devem conter temas coerentes com a realidade da comunidade, o aluno deve se sentir pertencente, no espaço escolar, assim como ele se sente na comunidade.
   A avaliação deve amplamente discutida. Ela deve ser realizada para incentivar o aluno no seu crescimento pessoal, cognitivo e social. A avaliação não pode ser classificatória ou com a finalidade de promover, ela deve auxiliar o professor para melhorias na forma de abordagem de conteúdos, ao avaliar o aluno, o professor também faz uma autoavaliação de suas ações pode repensar suas práticas e se elas estão possibilitando a relação de horizontalidade, de acordo com a pós-doutora Ilma Passos Alencastro Veiga.
   O Conselho Escolar tem como propósito acompanhar a evolução da aprendizagem dos alunos e ajudar a escola, de forma coletiva, na busca por melhorias, estas que só ocorrem, quando as ações são em conjunto. 







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