INTERDISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, AVALIAÇÃO
E CONSELHO ESCOLAR
Elos para garantir uma educação de qualidade
Durante a aula, discutimos e preparamos um cartaz. A
atividade inicial seria que cada membro do grupo representasse alguém: um observador,
um escritor e um ouvinte. Começamos a conversar e logo todas estavam falando e
anotando. Trocamos muitas ideias e encontramos uma ligação contínua entre PPP,
AVALIAÇÃO E CONSELHO ESCOLAR.
A criação do PPP
deve ser em conjunto com a comunidade, todos os envolvidos devem acrescentar
suas contribuições, na forma de ideias ou críticas. A elaboração deve ocorrer
de forma coletiva (durante o semestre esta palavra se tornou mais
usual).No PPP devem conter temas coerentes com a realidade da comunidade, o
aluno deve se sentir pertencente, no espaço escolar, assim como ele se sente na
comunidade.
A avaliação deve
amplamente discutida. Ela deve ser realizada para incentivar o aluno no seu
crescimento pessoal, cognitivo e social. A avaliação não pode ser
classificatória ou com a finalidade de promover, ela deve auxiliar o professor
para melhorias na forma de abordagem de conteúdos, ao avaliar o aluno, o professor
também faz uma autoavaliação de suas ações pode repensar suas práticas e se
elas estão possibilitando a relação de horizontalidade, de acordo com a
pós-doutora Ilma Passos Alencastro Veiga.
O Conselho
Escolar tem como propósito acompanhar a evolução da aprendizagem dos alunos e
ajudar a escola, de forma coletiva, na busca por melhorias, estas que só ocorrem,
quando as ações são em conjunto.
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