quinta-feira, 13 de julho de 2017


  INTERDISCIPLINA: PROJETO PEDAGÓGICO EM AÇÃO




                             Avaliando a evolução do PA


    Que bom que ainda existem desafios e que nós ainda tenhamos motivação para aceitar os desafios. O semestre foi muito desafiador, sair da nossa rotina confortável para trabalhar com metodologias e propostas diferenciadas, os PAs. No início, a sensação é de insegurança e medo de falhar, conforme o trabalho evolui, as dúvidas vão se dissipando, dando lugar a novas ideias. As demonstrações de satisfação, por parte dos alunos, são fundamentais neste processo, cria-se um sentimento de cumplicidade e admiração entre as partes envolvidas. Muitas vezes, as atividades não ocorrem da forma que esperamos, mas algo sempre acontece. São muitas as transformações que podemos perceber nos alunos, a principal é o aprendizado, que cada um demonstra do seu modo.

    Preciso relatar o que ocorreu com o Guilherme, ele começou a frequentar a aula de reforço, no turno inverso, relatei para a professora que eu estava muito preocupada porque ele não estava alfabetizado e demonstrava bastante dificuldade para aprender. Então a professora começou sua aula, pediu que ele escrevesse seu nome, ele disse que precisava de auxílio e a aula seguiu. A professora fez mais perguntas, algumas ele soube, outras não, logo ele falou para a professora: essa parte eu não sei, mas sei sobre vulcões. A professora então indagou, sabe o quê? Ele explicou com muitos detalhes sobre as aulas e tudo que havíamos realizado e disse se quiser te mostro professora, faço um desenho.  A professora relatou como havia sido a aula e me disse: teu aluno aprendeu muito, não o que esperamos, mas o que está dentro das capacidades dele. Olha só o quanto este aluno aprendeu, mesmo não sabendo ler, ele demonstrou seu aprendizado de outras formas, conseguiu levar adiante o que aprendeu, além da sala de aula. Para ele o aprendizado é um tesouro. Posso dizer que os objetivos do projeto foram alcançados, por parte da evolução deste único aluno, que é um caso especial. Se apenas ele aprendesse eu já estaria realizada. Mas, com muito orgulho, posso falar que a turma inteira se transformou, todos aprenderam de forma única e própria. Fiz muitas adaptações neste PA, mas a essência permaneceu e tocou profundamente cada um de nós, me incluo também, pois aprendi tanto quanto os meus alunos.


   Seguem as fotos da experiência realizada na sala de aula do terceiro ano

Iniciando a construção do vulcão

Muitas mãozinhas

Pedrinhas para deixar mais real

A professora também sabe modelar um vulcão


Está pronto nosso vulcão




Acesse o link abaixo para visualizar a experiência:

https://youtu.be/jPc62vRRnIg




Nenhum comentário:

Postar um comentário