Avaliando a
evolução do PA
Que
bom que ainda existem desafios e que nós ainda tenhamos motivação para aceitar
os desafios. O semestre foi muito desafiador, sair da nossa rotina confortável
para trabalhar com metodologias e propostas diferenciadas, os PAs. No início, a
sensação é de insegurança e medo de falhar, conforme o trabalho evolui, as
dúvidas vão se dissipando, dando lugar a novas ideias. As demonstrações de satisfação,
por parte dos alunos, são fundamentais neste processo, cria-se um sentimento de
cumplicidade e admiração entre as partes envolvidas. Muitas vezes, as
atividades não ocorrem da forma que esperamos, mas algo sempre acontece. São
muitas as transformações que podemos perceber nos alunos, a principal é o
aprendizado, que cada um demonstra do seu modo.
Preciso relatar o que ocorreu com o Guilherme,
ele começou a frequentar a aula de reforço, no turno inverso, relatei para a
professora que eu estava muito preocupada porque ele não estava alfabetizado e
demonstrava bastante dificuldade para aprender. Então a professora começou sua aula,
pediu que ele escrevesse seu nome, ele disse que precisava de auxílio e a aula
seguiu. A professora fez mais perguntas, algumas ele soube, outras não, logo
ele falou para a professora: essa parte eu não sei, mas sei sobre vulcões. A
professora então indagou, sabe o quê? Ele explicou com muitos detalhes sobre as
aulas e tudo que havíamos realizado e disse se quiser te mostro professora,
faço um desenho. A professora relatou como havia sido a aula e me disse: teu aluno aprendeu muito, não o que esperamos, mas o que está dentro das capacidades dele. Olha só o quanto este aluno aprendeu, mesmo não sabendo ler,
ele demonstrou seu aprendizado de outras formas, conseguiu levar adiante o que
aprendeu, além da sala de aula. Para ele o aprendizado é um tesouro. Posso
dizer que os objetivos do projeto foram alcançados, por parte da evolução deste
único aluno, que é um caso especial. Se apenas ele aprendesse eu já estaria
realizada. Mas, com muito orgulho, posso falar que a turma inteira se
transformou, todos aprenderam de forma única e própria. Fiz muitas adaptações
neste PA, mas a essência permaneceu e tocou profundamente cada um de nós, me
incluo também, pois aprendi tanto quanto os meus alunos.
Seguem as fotos da experiência realizada na sala de aula do terceiro ano
Iniciando a construção do vulcão |
Muitas mãozinhas |
Pedrinhas para deixar mais real |
A professora também sabe modelar um vulcão |
Está pronto nosso vulcão |
Acesse o link abaixo para visualizar a experiência:
https://youtu.be/jPc62vRRnIg
Nenhum comentário:
Postar um comentário