Aprender é vivenciar os saberes
A postagem foi realizada a partir da leitura do texto do
professor Fernando Becker, onde ele escreve que a sala de aula deve ser menos
auditório e mais laboratório. Devem ser criadas formas para que os alunos
participem mais a partir de suas ações e reflexões. Durante meu estágio,
procurei transformar minhas reflexões em prática com os alunos. Preparei
atividades para que eles pudessem explorar, criar, experimentar e sentir. Deixei
de lado a cópia e o registro no quadro para experimentar novas formas de
ensino-aprendizagem. Minhas aulas se tornaram ricas em atividades inovadoras,
em diálogo com os alunos, em observações e reflexões sobre as mudanças que
traziam um reflexo positivo para aprendizagem significativa dos alunos.
A marca de uma sala de aula que proporciona momentos para
experimentar é a inovação. Precisamos inovar e repensar nossas práticas. Um professor
inovador deixa de lado seus costumes e busca novas formas para auxiliar seus
alunos na busca por aprendizagem. Assim, a escola deixa de ser um local
estático para ter movimento de quem quer aprender e age sobre o objeto em
estudo.
Postagem original: 05/12/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário