Interdisciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o
enfoque da Psicologia II
Reflexão
sobre a escola e o papel do professor
A escola deve ensinar com conexão e com
sentido. O conteúdo não pode ser algo insignificante deve estar em sintonia com
a realidade do aluno causando reflexão e transformação no sujeito
O
conhecimento se dá a partir da reflexão. Conhecer um objeto é agir sobre ele,
modificá-lo, transformá-lo e compreender o processo desta transformação e o
modo como o objeto foi construído.
A aprendizagem da criança deve partir do
concreto. Ela deve interagir, experimentar, tocar, sentir para compreender o
funcionamento de tudo que a cerca. O nosso cognitivo não é depósito de
informações, o aprendizado acontece a partir das ações e da reflexão sobre o
objeto de estudo.
Segundo Fernando Becker, a
escola tem privilegiado algumas ações: COPIAR e REPETIR. Isso continua
ocorrendo, mesmo a tecnologia estando à disposição para auxiliar na
diversificação das aulas.
O professor não compreende a relação do que
ensina com a aprendizagem do aluno. Aluno e professor não irão se entender
enquanto não houver diálogo e espaço para o debate.
A
escola deve ser um laboratório para experimentar, vivenciar, descobrir e
interagir. Deve ser espaço movido pela curiosidade e busca por respostas, não
respostas prontas, mas sim reformuladas a partir das experiências
proporcionadas pela escola. O professor não é detentor de todo o conhecimento e
pode aprender muito se ouvir e proporcionar momentos de reflexão com sua turma.
A escola que funciona como auditório prepara
pessoas para agirem mecanicamente, sem reflexão, realizando atividades porque
foram treinadas para isso. Foram treinadas para ficarem sentadas operando
máquinas, escutando ordens sem questionar, agindo simplesmente porque foram
mandadas.
Referências:
PIAGET, Jean. Development and learning. In LAVATTELLY, C.
S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York:
Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F. Slomp, prof. FACED/UFRGS.
Revisão: Fernando Becker, PPGEdu-UFRGS).
Professor Fernando Becker: Escola - mais
laboratório e menos auditório. TEDxUnisinos
Acesso: 4 de
novembro de 2017. Disponível no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=xjfKBGIHPjs
Professor Fernando Becker:
Aprendizagem e Conhecimento Escolar, Jean Piaget. Acesso: 4 de novembro de
2017. Disponível no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=R_XTeXesslI
ESPAÇO PARA CONSTRUIR E DESCOBRIR |
SUJEITOS DE SUA APRENDIZAGEM |
Nenhum comentário:
Postar um comentário