terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Interdisciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II



              Reflexão sobre a escola e o papel do professor


   A escola deve ensinar com conexão e com sentido. O conteúdo não pode ser algo insignificante deve estar em sintonia com a realidade do aluno causando reflexão e transformação no sujeito
   O conhecimento se dá a partir da reflexão. Conhecer um objeto é agir sobre ele, modificá-lo, transformá-lo e compreender o processo desta transformação e o modo como o objeto foi construído.
  A aprendizagem da criança deve partir do concreto. Ela deve interagir, experimentar, tocar, sentir para compreender o funcionamento de tudo que a cerca. O nosso cognitivo não é depósito de informações, o aprendizado acontece a partir das ações e da reflexão sobre o objeto de estudo.
Segundo Fernando Becker, a escola tem privilegiado algumas ações: COPIAR e REPETIR. Isso continua ocorrendo, mesmo a tecnologia estando à disposição para auxiliar na diversificação das aulas.
    O professor não compreende a relação do que ensina com a aprendizagem do aluno. Aluno e professor não irão se entender enquanto não houver diálogo e espaço para o debate.
    A escola deve ser um laboratório para experimentar, vivenciar, descobrir e interagir. Deve ser espaço movido pela curiosidade e busca por respostas, não respostas prontas, mas sim reformuladas a partir das experiências proporcionadas pela escola. O professor não é detentor de todo o conhecimento e pode aprender muito se ouvir e proporcionar momentos de reflexão com sua turma.
  A escola que funciona como auditório prepara pessoas para agirem mecanicamente, sem reflexão, realizando atividades porque foram treinadas para isso. Foram treinadas para ficarem sentadas operando máquinas, escutando ordens sem questionar, agindo simplesmente porque foram mandadas.


Referências:

PIAGET, Jean. Development and learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Trad.: Paulo F. Slomp, prof. FACED/UFRGS. Revisão: Fernando Becker, PPGEdu-UFRGS).

 Professor Fernando Becker: Escola - mais laboratório e menos auditório. TEDxUnisinos
 Acesso: 4 de novembro de 2017. Disponível no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=xjfKBGIHPjs

Professor Fernando Becker: Aprendizagem e Conhecimento Escolar, Jean Piaget. Acesso: 4 de novembro de 2017. Disponível no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=R_XTeXesslI





ESPAÇO PARA CONSTRUIR E DESCOBRIR

SUJEITOS DE SUA APRENDIZAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário