segunda-feira, 2 de novembro de 2015




NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO
EMILIA FERREIRO
Disciplina: Fundamentos da alfabetização
Texto: Ver, criar e compreender



Nível silábico-alfabético

    A criança entra em conflito com a hipótese silábica, pois o que ela escreve não é compreensível para outras pessoas. Ela percebe que é possível colocar mais letras para cada sílaba. Ela utiliza uma letra para cada sílaba, ora mais letras.                                                                                                  



 Júlia, aluna do segundo ano, 7 anos

                       



                                                                Nível alfabético

      Relaciona um grafema a cada fonema. Pode utilizar letras  com ou sem valor sonoro convencional. Neste nível a criança não se preocupa com questões ortográficas como o uso de s/ç/ss/z, relativas às convenções do sistema de escrita.
 

                                                    Nathália, aluna do segundo ano, 7 anos


       Os exemplos mostrados, acima, são de duas alunas do segundo ano, com a qual eu trabalho.

Um comentário:

  1. Oi Luciana!

    Muito boa a ideia de trazer a teoria em relação com exemplos práticos e reais aos quais vivencias.
    Como sugestão, complementar a referência bibliográfica do texto citado.
    Abraços,
    Vanessa

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