NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO
EMILIA FERREIRO
Disciplina: Fundamentos da alfabetização
Texto: Ver, criar e compreender
Nível silábico-alfabético
A criança entra em conflito com a hipótese silábica, pois o que ela escreve não é compreensível para outras pessoas. Ela percebe que é possível colocar mais letras para cada sílaba. Ela utiliza uma letra para cada sílaba, ora mais letras.
Júlia, aluna do segundo ano, 7 anos
Nível alfabético
Relaciona um grafema a cada fonema. Pode utilizar letras com ou sem valor sonoro convencional. Neste nível a criança não se preocupa com questões ortográficas como o uso de s/ç/ss/z, relativas às convenções do sistema de escrita.
Os exemplos mostrados, acima, são de duas alunas do segundo ano, com a qual eu trabalho.
Oi Luciana!
ResponderExcluirMuito boa a ideia de trazer a teoria em relação com exemplos práticos e reais aos quais vivencias.
Como sugestão, complementar a referência bibliográfica do texto citado.
Abraços,
Vanessa