domingo, 23 de junho de 2019



      As boas práticas em sala de aula


   Na postagem original citei as contribuições de Comênio para a pedagogia e procurei relacionar com os estudos atuais. Durante o estágio, procurei obervar mais alguns aspectos e complemento minha postagem com algumas observações da prática.
   Comênio abordava os seguintes aspectos: que a educação deveria ser acessível para todos, respeito ao tempo de aprendizagem de cada aluno, ensino significativo e a importância da relação entre professor e aluno.
   Ao observarmos, com atenção nossa sala de aula e a escola, entendemos a importância de tudo que foi observado por Comênio. Para uma boa aprendizagem a boa relação entre professor e aluno é fundamental. Tem que existir laços de amizade e confiança para que boas atividades possam ser realizadas.
   O professor que observa e reflete sobre sua prática entende a importância de ouvir o que os alunos têm para contribuir para o planejamento do professor. Durante o estágio, ouvi os comentários dos alunos, observei suas expressões, positivas ou negativas, para seguir organizando as aulas. E foi dando certo, pois eles, sem quer me diziam como gostariam que as aulas fossem.
   Pensando no tempo de cada um para a aprendizagem, organizei atividades que poderiam ser realizadas por todos os alunos, mesmo aqueles que possuíam alguma dificuldade. As aulas foram divertidas e cheias de significado.
    Aulas significativas são aquelas que envolvem o aluno, que oferecem possibilidades para questionamentos e que colocam o aluno como protagonista de suas aprendizagens. Quando o aluno realmente aprende o que é importante ele se posiciona e sente seguro para acrescentar suas ideias.


Referência:


DOLL, Johannes; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. A metodologia tem história. In: _______ (orgs.). Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2004, p.26-29.



Postagem original: 25/04/2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário