As
boas práticas em sala de aula
Na postagem
original citei as contribuições de Comênio para a pedagogia e procurei
relacionar com os estudos atuais. Durante o estágio, procurei obervar mais
alguns aspectos e complemento minha postagem com algumas observações da
prática.
Comênio abordava os seguintes aspectos: que
a educação deveria ser acessível para todos, respeito ao tempo de aprendizagem
de cada aluno, ensino significativo e a importância da relação entre professor
e aluno.
Ao observarmos, com atenção nossa sala de
aula e a escola, entendemos a importância de tudo que foi observado por
Comênio. Para uma boa aprendizagem a boa relação entre professor e aluno é
fundamental. Tem que existir laços de amizade e confiança para que boas
atividades possam ser realizadas.
O professor que observa e reflete sobre sua
prática entende a importância de ouvir o que os alunos têm para contribuir para
o planejamento do professor. Durante o estágio, ouvi os comentários dos alunos,
observei suas expressões, positivas ou negativas, para seguir organizando as
aulas. E foi dando certo, pois eles, sem quer me diziam como gostariam que as
aulas fossem.
Pensando no tempo de cada um para a
aprendizagem, organizei atividades que poderiam ser realizadas por todos os alunos, mesmo
aqueles que possuíam alguma dificuldade. As aulas foram divertidas e cheias de significado.
Aulas significativas são aquelas que
envolvem o aluno, que oferecem possibilidades para questionamentos e que
colocam o aluno como protagonista de suas aprendizagens. Quando o aluno
realmente aprende o que é importante ele se posiciona e sente seguro para
acrescentar suas ideias.
Referência:
DOLL, Johannes; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. A metodologia tem
história. In: _______ (orgs.). Metodologia de Ensino em Foco: práticas e
reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2004, p.26-29.
Postagem original: 25/04/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário