quarta-feira, 25 de abril de 2018



Interdisciplina: Didática, Planejamento e Avaliação



             Reflexão sobre as contribuições de Comênio para a pedagogia



      As contribuições de Comênio, para a pedagogia, continuam sendo utilizadas, apesar de alguns séculos terem se passado. As ideias ajudam nossa forma de trabalhar em sala de aula, inclusive na alfabetização. Comênio abordava que a educação deveria ser acessível para todos: crianças, homens e mulheres. Hoje, temos a educação inclusiva, Eja e o ensino regular. O sistema educacional está aberto para todos, mas, com algumas limitações.

     A pedagogia de Comênio destaca quatro elementos principais:

1. Comênio chama atenção sobre respeitar o tempo de cada aluno, a forma de compreensão de cada um entre momentos de estudo e que existam períodos intercalados de descanso e trocas uns com outros. Alguns séculos mais tarde, Vygotsky fala da importância da interação para a aprendizagem dos alunos e o quanto é o importante o desenvolvimento da aprendizagem a partir das relações interpessoais entre alunos e do papel mediador dos professores.

2. Igualdade no ensino para todos os grupos sociais. Atualmente, o ensino é para todos, mas ainda vemos algumas limitações, principalmente, com a educação inclusiva em função de acessibilidade e profissionais capacitados para atender a grande demanda.

3. O ensino a partir da realidade do aluno. Para Comênio a aprendizagem deve começar com as experiências do aluno e das vivências de mundo que ele possui. Comênio questiona o modelo da escola e da postura dos alunos repetidores de conteúdos decorados. Mais tarde Becker, a partir dos estudos da teoria de Piaget, descreve um modelo de Pedagogia diretiva e empirista, em que o professor domina a sala de aula e o aluno obedece. O professor ensina e o aluno aprende. Assim como Becker, Comênio já sugeria que as escolas proporcionem momentos de experiências para que os alunos aprendam a partir de suas práticas e observações. Para Becker, na pedagogia relacional “o professor acredita que tudo o que o aluno construiu até hoje em sua vida serve de patamar para continuar a construir”. A pedagogia relacional proporciona que o aluno construa conhecimento.

4. Relacionamento entre professor e aluno. Comênio descreve em sua pedagogia como sendo fundamental a boa relação entre professor e aluno. Para Vygotsky, o professor é um mediador que auxilia os alunos no processo de interação com os outros e consigo mesmo. Com isso, os alunos desenvolvem suas potencialidades, revelam o que cada um tem de melhor.

    As propostas de Comênio são atuais, apesar da distância de alguns séculos. Podemos utilizá-las fazendo adaptações, acrescentando novidades e atualizando para o nosso tempo e realidade. O relacionamento entre professor e aluno é um dos principais fatores para o sucesso da aprendizagem dos alunos.





Referências:


DOLL, Johannes; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. A metodologia tem história. In: _______ (orgs.). Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2004, p.26-29.

Dongo, Montoya, A. O. Pensamento e Linguagem: Percurso Piagetiano de Investigação. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006.

 Linguagem e Educação.  Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_BZtQf5NcvE. Acesso: 22 de abril de 2018.

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, p.89-96, 01 jun. 1994. Semestral. 19(1).   Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/260250772/BECKER-Fernando-Modelos-pedagogicos-e-modelos-epistemologicos-2-pdf>. Acesso em: 10 abr. 2018.






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