segunda-feira, 2 de abril de 2018




Interdisciplina: Seminário Integrador VII



                            ESCOLAS DEMOCRÁTICAS


    Quando se fala em escola democrática, de imediato, pensasse em escola para todos, sem distinção. Penso em uma escola voltada para o aluno, preocupada com seu bem estar e qualidade no seu aprendizado. Uma escola que prioriza a aprendizagem com assuntos relevantes para a formação cognitiva dos alunos.
   Como diz o professor Becker, a escola deve ser mais laboratório e menos auditório, no sentido de deixar os alunos transformarem e construírem seu próprio aprendizado (2016). A escola deve ser um espaço para experimentar, testar, vivenciar, explorar e tirar conclusões da evolução de seu aprendizado.
   O ensino deve ser algo concreto para dar sustentabilidade no desenvolvimento intelectual do indivíduo dando suporte para esclarecer diferentes dúvidas.
   Sabemos que nossa escola está bem longe da escola ideal, continuamos fazendo as mesmas coisas que nossos professores fizeram, mesmo sabendo, que mudanças são necessárias. Repetimos sequências e métodos conhecidos, por medo de ousar ou de arriscar.
   Morin (2002) sugere mudanças e para que elas ocorram é necessário refletir e entender sua proposta. Deve-se partir da autocrítica e distanciar-se de doutrinas e sistemas considerados seguros e ilusórios.
   A mudança deve começar na nossa cabeça, entender que atitudes diferenciadas, são essenciais para melhorar a educação. Refletir sobre os diferentes conceitos estudados é a melhor forma de contribuir para uma educação  qualidade.






BECKER, Professor Fernando: Escola - mais laboratório e menos auditório. TEDxUnisinos 2016.  Acesso: 4 de novembro de 2017
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Editora Cortez, ano 2002, 5º edição.




Vídeo Escolas Democráticas

https://www.youtube.com/watch?v=Rumvh3QnL38 


   ANOTAÇÕES REFLEXIVAS SOBRE O FILME







Um comentário:

  1. Ótima postagem!Realmente o encontro presencial possibilitou muita troca e aprendizados. É preciso seguir refletindo sobre as concepções teóricas, práticas pedagógicas significativas e a necessidade de transformação da educação. Seguimos!

    Att,
    Katielle de Oliveira
    Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E

    ResponderExcluir