Interdisciplina: Seminário Integrador VII
ESCOLAS
DEMOCRÁTICAS
Quando se fala em escola democrática, de
imediato, pensasse em escola para todos, sem distinção. Penso em uma escola
voltada para o aluno, preocupada com seu bem estar e qualidade no seu aprendizado.
Uma escola que prioriza a aprendizagem com assuntos relevantes para a formação
cognitiva dos alunos.
Como diz o professor Becker, a
escola deve ser mais laboratório e menos auditório, no sentido de deixar os
alunos transformarem e construírem seu próprio aprendizado (2016). A escola
deve ser um espaço para experimentar, testar, vivenciar, explorar e tirar
conclusões da evolução de seu aprendizado.
O
ensino deve ser algo concreto para dar sustentabilidade no desenvolvimento
intelectual do indivíduo dando suporte para esclarecer diferentes dúvidas.
Sabemos que nossa escola está bem longe da
escola ideal, continuamos fazendo as mesmas coisas que nossos professores
fizeram, mesmo sabendo, que mudanças são necessárias. Repetimos sequências e
métodos conhecidos, por medo de ousar ou de arriscar.
Morin
(2002) sugere mudanças e para que elas ocorram é necessário refletir e entender
sua proposta. Deve-se partir da autocrítica e distanciar-se de doutrinas e
sistemas considerados seguros e ilusórios.
A mudança deve começar na nossa cabeça, entender que atitudes
diferenciadas, são essenciais para melhorar a educação. Refletir sobre os
diferentes conceitos estudados é a melhor forma de contribuir para uma educação
qualidade.
BECKER,
Professor Fernando: Escola - mais laboratório e menos auditório. TEDxUnisinos
2016. Acesso: 4 de novembro de 2017
Disponível no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=xjfKBGIHPjs
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação
do futuro. Editora Cortez, ano 2002, 5º edição.
Vídeo Escolas Democráticas
https://www.youtube.com/watch?v=Rumvh3QnL38
ANOTAÇÕES REFLEXIVAS SOBRE O FILME
Vídeo Escolas Democráticas
https://www.youtube.com/watch?v=Rumvh3QnL38
ANOTAÇÕES REFLEXIVAS SOBRE O FILME
Ótima postagem!Realmente o encontro presencial possibilitou muita troca e aprendizados. É preciso seguir refletindo sobre as concepções teóricas, práticas pedagógicas significativas e a necessidade de transformação da educação. Seguimos!
ResponderExcluirAtt,
Katielle de Oliveira
Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E