terça-feira, 5 de dezembro de 2017



Interdisciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II


        Por uma educação com mais diálogo e descobertas


    Como diz Fernando Becker em seu vídeo: Mais laboratório e menos auditório, a sala de aula não pode ser mais o espaço de repetição. Repetição da fala de outras pessoas, repetição da opinião dos outros, repetição dos desejos dos outros... Deve ser um local para que cada um possa se manifestar sobre seu verdadeiro EU, sobre suas escolhas e anseios. Todos querem falar e serem ouvidos. Chega de copiar, simplesmente por copiar, o ensino escolar deve ter ligação com o cotidiano das pessoas envolvidas.
    Os indivíduos devem se sentir encorajados para buscar conhecimento, devem descer do auditório e adentrar o laboratório. Devem experimentar, descobrir, dialogar com os outros e consigo mesmo, para que possam criar condições de refletir sobre suas escolhas e vontades. A curiosidade deve ser um propósito de busca, com ela, o caminho não se encerra ele toma novas direções. O professor e o aluno devem caminhar lado a lado, pois a aprendizagem exige diálogo, compreensão e cooperação para que haja entendimento do que cada um pode oferecer para o outro. A nossa representatividade pode ser exposta a partir da fala, portanto a escola é um local de conversas e debates e não auditório, não há troca se apenas uma das partes dialogar. Mais laboratório, no sentido de vivenciar e procurar por fontes de conhecimento capazes de transformar e modificar nossa forma de pensar.


 Referência:

Mais laboratório e menos auditório de Fernando Becker. Acesso em 5 de dezembro de 2017. https://www.youtube.com/watch?v=xjfKBGIHPjs



Laboratório em sala de aula: Análise da composição da terra



Nenhum comentário:

Postar um comentário