Interdisciplina: Desenvolvimento
e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II
Por uma educação com mais diálogo e
descobertas
Como diz Fernando Becker em seu vídeo: Mais
laboratório e menos auditório, a sala de aula não pode ser mais o espaço de
repetição. Repetição da fala de outras pessoas, repetição da opinião dos
outros, repetição dos desejos dos outros... Deve ser um local para que cada um
possa se manifestar sobre seu verdadeiro EU, sobre suas escolhas e anseios.
Todos querem falar e serem ouvidos. Chega de copiar, simplesmente por copiar, o
ensino escolar deve ter ligação com o cotidiano das pessoas envolvidas.
Os indivíduos devem se sentir encorajados
para buscar conhecimento, devem descer do auditório e adentrar o laboratório. Devem
experimentar, descobrir, dialogar com os outros e consigo mesmo, para que possam
criar condições de refletir sobre suas escolhas e vontades. A curiosidade deve
ser um propósito de busca, com ela, o caminho não se encerra ele toma novas direções.
O professor e o aluno devem caminhar lado a lado, pois a aprendizagem exige
diálogo, compreensão e cooperação para que haja entendimento do que cada um
pode oferecer para o outro. A nossa representatividade pode ser exposta a
partir da fala, portanto a escola é um local de conversas e debates e não
auditório, não há troca se apenas uma das partes dialogar. Mais laboratório, no
sentido de vivenciar e procurar por fontes de conhecimento capazes de transformar
e modificar nossa forma de pensar.
Mais laboratório e menos
auditório de Fernando Becker. Acesso em 5 de dezembro de 2017. https://www.youtube.com/watch?v=xjfKBGIHPjs
Laboratório em sala de aula: Análise da composição da terra |
Nenhum comentário:
Postar um comentário