Interdisciplina: Educação de
Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
Inclusão na sala de aula
A nossa sala de aula
é repleta de diversidade. Muitos alunos com diferentes níveis de aprendizagem e
variadas necessidades. A escola é um espaço, que além de conhecimento, deve
haver acolhimento. O professor deve ter sensibilidade para perceber as diferenças
e agir, não necessitando, obrigatoriamente, de um laudo comprobatório. São
pequenas ações que fazem muita diferença na vida do aluno. Pensar em atividades
que contemplem a todos de forma integral. O professor precisa ver e olhar. Um
olhar diferenciado para o aluno com diferenças significativas. As qualidades
devem ser valorizadas, mas não no sentido de compensação. Um espaço de inclusão
é determinado pelo fácil acesso a qualquer momento. A sala de aula deve se
livrar dos preconceitos e estereótipos, deve olhar para a pessoa como ela
realmente é. Aceitar que diferenças existem, mas que isso não é fator
determinante para que ela seja impedida de fazer algo, existem diferentes
formas e alternativas, para auxiliar as pessoas em suas conquistas pessoais.
Reflexão realizada a partir do texto:
SOBRE CROCODILOS E AVESTRUZES: FALANDO DE DIFERENÇAS FÍSICAS, PRECONCEITOS E SUA SUPERAÇÃO
Lígia Assumpção Amaral
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