quarta-feira, 4 de outubro de 2017


Interdisciplina: Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
   

                    Inclusão na sala de aula



   A nossa sala de aula é repleta de diversidade. Muitos alunos com diferentes níveis de aprendizagem e variadas necessidades. A escola é um espaço, que além de conhecimento, deve haver acolhimento. O professor deve ter sensibilidade para perceber as diferenças e agir, não necessitando, obrigatoriamente, de um laudo comprobatório. São pequenas ações que fazem muita diferença na vida do aluno. Pensar em atividades que contemplem a todos de forma integral. O professor precisa ver e olhar. Um olhar diferenciado para o aluno com diferenças significativas. As qualidades devem ser valorizadas, mas não no sentido de compensação. Um espaço de inclusão é determinado pelo fácil acesso a qualquer momento. A sala de aula deve se livrar dos preconceitos e estereótipos, deve olhar para a pessoa como ela realmente é. Aceitar que diferenças existem, mas que isso não é fator determinante para que ela seja impedida de fazer algo, existem diferentes formas e alternativas, para auxiliar as pessoas em suas conquistas pessoais.


Reflexão realizada a partir do texto:

SOBRE CROCODILOS E AVESTRUZES: FALANDO DE DIFERENÇAS FÍSICAS, PRECONCEITOS E SUA SUPERAÇÃO

Lígia Assumpção Amaral



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