terça-feira, 21 de novembro de 2017


Interdisciplina: Filosofia da Educação



           COMO MELHORAR A EDUCAÇÃO


    O que se ensina na escola deve fazer sentido para o aluno. Ele deve ter condições de relacionar ensinamentos com o mundo que o cerca. Deve haver aplicabilidade e oportunidade de experimentar o que se aprende.
   A cabeça do aluno não pode fragmentar o conhecimento em compartimentos e depois acessá-lo quando necessário. O ensino deve ser algo concreto para dar sustentabilidade no desenvolvimento intelectual do indivíduo dando suporte para esclarecer diferentes dúvidas.
  Não podemos insistir em ensinamentos baseados em cópia e repetição, com isso, insistimos no erro e na ilusão.
   O erro consiste em continuar insistindo em formas inadequadas de ensino com a ilusão de que dessa forma a criança aprende melhor.
Mudar exige esforço e se torna confortável continuar agindo da mesma maneira, de forma mecanicista. É um vício em fazer o que os outros fazem uma acomodação com o que está e foi estabelecido anteriormente.
  O autor sugere mudanças e para que elas ocorram é necessário refletir e entender sua proposta. Deve-se partir da autocrítica e distanciar-se de doutrinas e sistemas considerados seguros e ilusórios.


Referência:

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Editora Cortez, ano 2002, 5º edição. 


CONHECIMENTOS INTERLIGADOS







O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA É INSEPARÁVEL DO MUNDO DA AFETIVIDADE






Nenhum comentário:

Postar um comentário