Interdisciplina: Filosofia da Educação
COMO MELHORAR A EDUCAÇÃO
O que se ensina na escola
deve fazer sentido para o aluno. Ele deve ter condições de relacionar
ensinamentos com o mundo que o cerca. Deve haver aplicabilidade e oportunidade
de experimentar o que se aprende.
A cabeça do aluno não pode
fragmentar o conhecimento em compartimentos e depois acessá-lo quando
necessário. O ensino deve ser algo concreto para dar sustentabilidade no
desenvolvimento intelectual do indivíduo dando suporte para esclarecer
diferentes dúvidas.
Não podemos insistir em
ensinamentos baseados em cópia e repetição, com isso, insistimos no erro e na
ilusão.
O erro consiste em continuar
insistindo em formas inadequadas de ensino com a ilusão de que dessa forma a
criança aprende melhor.
Mudar exige esforço e se
torna confortável continuar agindo da mesma maneira, de forma mecanicista. É um
vício em fazer o que os outros fazem uma acomodação com o que está e foi estabelecido
anteriormente.
O autor sugere mudanças e
para que elas ocorram é necessário refletir e entender sua proposta. Deve-se
partir da autocrítica e distanciar-se de doutrinas e sistemas considerados seguros
e ilusórios.
Referência:
MORIN, Edgar. Os sete
saberes necessários à educação do futuro. Editora Cortez, ano 2002, 5º edição.
CONHECIMENTOS INTERLIGADOS |
O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA É INSEPARÁVEL DO MUNDO DA AFETIVIDADE |
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