quinta-feira, 9 de novembro de 2017


Interdisciplina: Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais



                       CONHECER, ENTENDER E VALORIZAR


     Para a criança que possui uma necessidade especial a interação social é fundamental. A relação de convivência contribui para o desenvolvimento de ambas as partes, a área de conhecimento pode ser ampliada com as relações interpessoais.
    Todas as crianças aprendem sobre respeito ao novo e ao diferente, nossa igualdade se refere apenas aos direitos. A minha turma de terceiro ano desenvolveu atitudes de ética e respeito convivendo com a colega autista. O aprendizado é para prepará-los para o convívio em sociedade e o que cada um pode fazer para melhorar a condição do outro que possui necessidades especiais.
  Com estas experiências aprendi que as deficiências requerem atitudes e apoios diferenciados, o que funciona para um pode não dar certo para o outro. O importante é olhar para as pessoas, conversar e entender suas necessidades sem rotular. A partir da Lei 12764/2012 as pessoas com TEA passaram a ser consideradas pessoas com deficiência.
    Para que possamos, ajudar de fato, as pessoas com necessidades especiais, deve haver reflexão sobre nossas ações e preconceitos. Devemos esquecer os estereótipos e olhar para a pessoa, com suas qualidades e defeitos, que fazem parte de todo o ser humano. Tudo que é bom, não pode ser bom apenas para mim, deve ser bom para o outro. Uma sala de aula inclusiva deve atender a todos e valorizar as diferentes formas de expressão. Se o aluno não escreve, ele vai desenhar. Se ele não pode correr, fará uma atividade adaptada, mas com a turma. Isso faz com que suas capacidades sejam valorizadas. E um detalhe que não pode faltar, a sensibilidade do professor, perceber que as diferenças existem e que ele pode tornar a vida de cada aluno mais feliz.

  Referências:

BRASIL, Lei Nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012. Acesso: 8 de novembro de 2017.

MAIOR, Izabel. História, conceito e tipos de deficiência. Fisiatra, professora aposentada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; BOSA, Cleonice Alves. Competência Social, Inclusão Escolar e Autismo: Revisão crítica da literatura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil Psicologia & Sociedade; 65-74, 2009.

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