quarta-feira, 28 de dezembro de 2016


Interdisciplina: Representação do Mundo pela Matemática
         

     Produção e aplicação de jogos em sala de aula


    Por sugestão da interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática, produzi jogos para trabalhar valores monetários e as quatro operações. Foi um desafio, do planejamento a criação, leva-se tempo e é necessário utilizar a criatividade. As propostas da interdisciplina me fizeram sair da nossa zona de conforto, ao criar os jogos, aprendi tanto quanto os meus alunos aprendem ao manusear um jogo em sala de aula. Aprendi como é bom aprender brincando e que as aulas de matemática não precisam ser sempre no caderno ou no quadro. Os conceitos estudados não ficam soltos, ao jogar, as crianças percebem sua aplicabilidade no dia-a-dia.


          ADAPTAÇÃO DA MÁQUINA DE CAFÉ

   Produzi uma máquina de café com sucata: caixa de papelão, caixa de sabonete, de creme dental, copinhos de cafezinho e dinheirinho recortado dos livros didáticos. Distribui dinheiro para os alunos e eles se organizaram em filas para comprar café. A turma é de segundo ano, então, a tabela de preços foi fixada com valores inteiros, dentro da máquina de café. Um aluno ficou no caixa, recebia o valor e fazia o cálculo mental do troco, em caso de necessidade, deixei uma calculadora, mas acabou não sendo utilizada. 
   Preparei três caixas: a primeira fica todo o valor, a segunda fica o cliente coloca o valor pago e na terceira a pessoa que está no caixa coloca o valor do troco. Alguns alunos compraram mais de um item da cafeteria, quem estava no caixa fez os cálculos com a ajuda dos clientes da fila, fiquei encantada com esta atividade, a sugestão foi aplicada, o aprendizado dos alunos, ficou evidente nas atitudes de cada um, com sugestões e organização da atividade.







              JOGO DA MEMÓRIA COM MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

     Os cálculos e as respostas ficam escondidos embaixo dos números em roxo. O aluno escolhe um número do 1 ao 9, em seguida, escolhe outra peça, do 10 ao 18, que contém as respostas. Se ele acertar, marca ponto e deixa em evidência o par que formou, exemplo: 2 x 4= 8, se errar, esconde as peças e passa a vez para outro jogador. No jogo tradicional, as peças seriam viradas para baixo, na minha adaptação, elas ficam sob o eva roxo, com os números de identificação, do 1 ao 18. Os alunos jogam até desvendarem todos os pares. Esta atividade foi muito apreciada e utilizada pelos alunos.








              MAQUETE DE UMA CIDADE PARA LOCALIZAÇÃO 

    A atividade consiste na observação de alguns pontos de referência da maquete. Os alunos devem apontar o que está à esquerda, direita, atrás ou a frente de determinadas construções. Preparei uma ficha com as possibilidades de localizações, ela servirá com guia para a atividade. Os alunos podem falar e anotar em um papel as suas descobertas, a atividade pode ser individual ou em dupla. Podem ser feitas novas combinações, incluindo a rosa-dos-ventos para guiar as direções.




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