Interdisciplina: Representação do Mundo pela Matemática
Produção e aplicação de jogos em sala de aula
Produção e aplicação de jogos em sala de aula
Por
sugestão da interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática, produzi jogos
para trabalhar valores monetários e as quatro operações. Foi um desafio, do
planejamento a criação, leva-se tempo e é necessário utilizar a criatividade. As
propostas da interdisciplina me fizeram sair da nossa zona de conforto, ao
criar os jogos, aprendi tanto quanto os meus alunos aprendem ao manusear um
jogo em sala de aula. Aprendi como é bom aprender brincando e que as aulas de
matemática não precisam ser sempre no caderno ou no quadro. Os conceitos estudados
não ficam soltos, ao jogar, as crianças percebem sua aplicabilidade no
dia-a-dia.
ADAPTAÇÃO DA MÁQUINA DE CAFÉ
Produzi
uma máquina de café com sucata: caixa de papelão, caixa de sabonete, de creme
dental, copinhos de cafezinho e dinheirinho recortado dos livros didáticos.
Distribui dinheiro para os alunos e eles se organizaram em filas para comprar
café. A turma é de segundo ano, então, a tabela de preços foi fixada com
valores inteiros, dentro da máquina de café. Um aluno ficou no caixa, recebia o
valor e fazia o cálculo mental do troco, em caso de necessidade, deixei uma
calculadora, mas acabou não sendo utilizada.
Preparei três caixas: a primeira
fica todo o valor, a segunda fica o cliente coloca o valor pago e na terceira a
pessoa que está no caixa coloca o valor do troco. Alguns alunos compraram mais
de um item da cafeteria, quem estava no caixa fez os cálculos com a ajuda dos
clientes da fila, fiquei encantada com esta atividade, a sugestão foi aplicada,
o aprendizado dos alunos, ficou evidente nas atitudes de cada um, com sugestões
e organização da atividade.
JOGO DA MEMÓRIA COM MULTIPLICAÇÃO E
DIVISÃO
Os cálculos e as respostas ficam escondidos
embaixo dos números em roxo. O aluno escolhe um número do 1 ao 9, em seguida, escolhe
outra peça, do 10 ao 18, que contém as respostas. Se ele acertar, marca ponto e
deixa em evidência o par que formou, exemplo: 2 x 4= 8, se errar, esconde as
peças e passa a vez para outro jogador. No jogo tradicional, as peças seriam
viradas para baixo, na minha adaptação, elas ficam sob o eva roxo, com os
números de identificação, do 1 ao 18. Os alunos jogam até desvendarem todos os
pares. Esta atividade foi muito apreciada e
utilizada pelos alunos.
MAQUETE DE UMA CIDADE PARA LOCALIZAÇÃO
A atividade consiste na observação de alguns pontos de referência da maquete.
Os alunos devem apontar o que está à esquerda, direita, atrás ou a frente de
determinadas construções. Preparei uma ficha com as possibilidades de
localizações, ela servirá com guia para a atividade. Os alunos podem falar e
anotar em um papel as suas descobertas, a atividade pode ser individual ou em
dupla. Podem ser feitas novas combinações, incluindo a rosa-dos-ventos para
guiar as direções.
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