Interdisciplina: Representação do Mundo pelas
Ciências Naturais
Seguindo com as experiências na sala de
aula: Flutua ou afunda? Levei alguns objetos: metais, plásticos, moedas, pedras
e duas bacias com água. Mostrava os objetos para os alunos e fazia a pergunta: Flutua
ou afunda? Os alunos anotavam no livro. Após as anotações, começamos a colocar
os objetos na bacia com água, um por um, eles iam observando, quais dos
objetos, flutuavam ou afundavam.
Muitos ficaram surpresos com o resultado, haviam se enganado, outros
vibraram porque acertaram. De qualquer forma, todos aprenderam e se encantaram
com a experiência, eu também aprendi muito, apesar de ser uma atividade
simples. Ao observar os alunos, percebi que eles se encantam com a
possibilidade de experimentar, então a imagem do livro, que parecia tão
distante, se torna real na sala de aula. A partir dessa atividade, pudemos
aproximar as informações com o cotidiano deles.
Agora eles querem experiências todos os dias, haja planejamento para
esses alunos curiosos, se perguntam é porque têm vontade de aprender, sendo
assim, me preparo para as melhores aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário