segunda-feira, 27 de junho de 2016


Disciplina: Ludicidade
                                        


Pensando... Jogo do silêncio  
                                                  

    Neste semestre estudamos, lemos e jogamos bastante. Aprendi muito na disciplina de Ludicidade, passei a valorizar mais o tempo dedicado aos jogos e observar a reação e o comportamento dos alunos, no início e ao final dos jogos. Percebi que eles ficam mais felizes e mais receptivos com as atividades oferecidas. Acredito que o desenvolvimento da aula, melhorou bastante, senti que eles se aproximaram mais de mim, com mais espontaneidade. Utilizamos diversos jogos, os tradicionais e alguns diferentes, como o jogo do silêncio. Nunca achei este jogo interessante, mas os alunos sempre querem jogá-lo. Pensando, o que será que chama a atenção dos alunos, porque querem este jogo. No final da aula, combinamos então de jogar. O que eu queria era observar, para tentar entender o porquê, deste jogo, ser o “queridinho”.
    Ao escolher o iniciante, os outros assumem uma postura diferente, ficam concentrados e atentos, aguardando quem será o escolhido. O responsável por escolher, parece ser o senhor da situação, com ar superior de chefe, a postura parece teatral, o aluno se transforma, ele está representando. Cada um que é escolhido, assume uma postura diferente, até mesmo aquele que não se concentra, fica observando, pacientemente, quem será escolhido. Existem regras, como qualquer outro jogo, exige dos alunos, que eles tenham foco e uma postura diferente para participar, eles assumem papéis, tentam receber o voto de escolhido, através do olhar, pois o silêncio é absoluto.










Um comentário:

  1. Oi Luciane,
    suas reflexões sobre esse jogo nos fazem pensar que o "queridinho" dos jogos, impõe regras e que além de brincar nossos alunos também gostam desempenham outros papeis.Parabéns!
    Abraços
    Maria Rosane

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