domingo, 25 de junho de 2017



INTERDISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

           

                   Oportunidades dentro e fora da escola

    Refletindo um pouco sobre o estudo do PPP e LDBEN, penso que a escola que queremos é aquela que contempla os interesses dos alunos como um todo. O aprendizado deve ser constante e cheio de novidades, deve aproximar o aluno da cultura local e proporcionar diferentes formas de aprendizado, dentro e fora da escola. Muitas vezes, a escola oferece oportunidades únicas para seus alunos, que em outros momentos da vida ele pode não ter.
     Recebemos o convite para levar nossos ao Salão de Atos da UFRGS, para assistirem Concertos Didáticos apresentados pela OSPA. Foi um passeio espetacular, carregado de cultura musical, com músicas conhecidas pelos alunos, de filmes e desenhos animados. Eles vibraram e nós percebemos o quanto atividades diferenciadas podem contribuir para a formação cognitiva dos nossos alunos. Quem sabe até inspirar futuras profissões. Como afirma, a pós-doutora Ilma Passos Alencastro Veiga, o PPP, é como um guarda-chuva, deve conter diferentes planos para contemplar todas as disciplinas, vejo que estas atividades se encaixam no exemplo exposto pela professora, Sempre podemos abrir espaço para algo importante, sempre pensando o quanto vai beneficiar nossos alunos.





Oportunidade de aprendizado e ampliação  do conhecimento cultural




O aprendizado não ocorre somente na escola

sábado, 17 de junho de 2017


    INTERDISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA  EDUCAÇÃO

                           Construção de forma coletiva

     As chances do sucesso de um trabalho realizado de forma colaborativa são muito maiores. Quando temos a oportunidade de ouvir as opiniões e dialogar, o trabalho pode evoluir de forma mais criativa. Os exemplos servem para nos inspirar na criação ou para reafirmar se estamos realizando corretamente.
    Como sei se estou correta? Acredito que o diálogo é fundamental, ao conversar com as pessoas coletamos dados e vamos reformulando nossas ideias, acrescentando ou excluindo, filtrando o que é importante e relevante.
    Realizamos durante a aula uma atividade colaborativa. A construção de um monstro, de acordo com as instruções. Uma fez o desenho, mas as outras foram ajudando na construção, dando sugestões de tamanhos, cores e formas. O monstro ficou bem interessante, revelava um pouco de nós, como personalidade e sonhos. Criamos uma pequena história para apresentar, não houve divergência entre ideias, todas foram complementando a atividade, para que ela ficasse interessante.
     Assim é o nosso trabalho quando aproveitamos o que os colegas nos oferecem, transformamos muitos monstros em aprendizado. Um monstro que revela um pouco de nós, nossos medos e inseguranças que podem ser dissolvidos com o diálogo e a participação.




sexta-feira, 16 de junho de 2017



  INTERDISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

                 União e trabalho coletivo
   
  Na nossa escola o termo coletivo é muito bem empregado. Costumamos nos reunir em reuniões pedagógicas ou até no horário do almoço para discutir futuros projetos ou atividades. Trabalho com uma turma de segundo ano, juntamente, com mais duas colegas de segundo ano, parceiras de atividades e projetos. As ideias que uma traz são compartilhadas para todas e cada uma tem liberdade de escolher se vai participar ou não, mas geralmente, nossos trabalhos são coletivos.
    Gostamos de trabalhar desta forma, porque há muita troca, tanto de problemas, quanto de soluções. Sempre existe uma sugestão ou exemplo que a colega pode compartilhar, tornando o desafio de alfabetizar mais tranquilo.
    O município promove a Troca de Saberes entre as turmas. No evento mostramos para as outras colegas, de escolas diferentes, o que estamos desenvolvendo com nossas turmas. É um momento de reflexão muito importante, com isso podemos analisar o quanto nosso trabalho com os alunos tem evoluído, ou o quanto ainda pode evoluir com as ideias compartilhadas.

    A escola oferece oportunidades de acolhimento das nossas ideias e o grupo é parceiro para realizar o que é pensado. O trabalho é coletivo e não individual. O aluno é o nosso foco hoje e sempre.