sábado, 28 de maio de 2016


Disciplina: Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem 
 
         TROCA DE SABERES

 Participamos do encontro, Troca de Saberes, realizado na Prefeitura de Nova Santa Rita. Participaram deste evento, as professoras de segundo ano. Apresentamos nosso projeto Maleta Poética, explicamos os objetivos e através do PowerPoint, a sequência com as fotos.
  Ao final, distribuímos pirulitos com trechos de poemas conhecidos, as colegas tinham que formar grupos reunindo os versos na sequência correta e ler para o grande grupo. Foi muito divertido, rimos bastante e trocamos muitas ideias, o objetivo do encontro, mostrar novidades, que contribuam de forma significativa, para o aprendizado do aluno.













quinta-feira, 26 de maio de 2016

Disciplina: Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem


                               MALETA POÉTICA

                          PROJETO DE  ESCRITA E LEITURA

   Eu e minhas colegas do segundo ano, iniciamos um projeto de leitura e escrita, a Maleta Poética. Cada aluno levará a maleta para casa e deverá criar uma rima ou poema, em seguida fazer um desenho para ilustrar a atividade. Cada criança ficará um dia com a maleta. Esta atividade vai proporcionar momentos de leitura e escrita, tendo como foco a participação da família.
  As crianças ficaram muito empolgadas com o início desta atividade, dissemos que na maleta elas estavam levando um tesouro, que deveria ser muito bem cuidado. Elas estão cuidando com carinho e fazendo a atividade com capricho, acredito que teremos bons resultados no aprendizado de cada um. 

  A poesia desperta o imaginário da criança, levando-a a expressar desejos e sentimentos, descobrindo que é possível brincar com as palavras.

           








segunda-feira, 16 de maio de 2016

Seminário Integrador III

 FALANDO DE CURIOSIDADE...

   O que queremos saber. Por que queremos saber. A curiosidade nos guia pela busca do conhecimento. Sem ela não haveria interesse em pesquisar ou estudar. Quando crianças, agimos com mais naturalidade na busca de respostas. Na fase adulta, parece que paramos de perguntar, acomodamos nossa curiosidade em alguma caixinha com chave. Sentimos que agora adultos, já sabemos muito. Engano!
   Sabemos tão pouco. Existe um mundo inteiro, recheado de informações e novidades, esperando pelo interesse de um curioso.
    Perguntar e buscar, através da pesquisa, uma resposta. Nada de frase pronta, mas algo que motive a busca pela informação.
   



  

domingo, 8 de maio de 2016


    Disciplina: Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem
     
            DIFERENÇAS... SIM ELAS EXISTEM!


   Não é fácil falar do diferente, falar de algo que não sentimos na pele. Os professores encontram na literatura apoio para tratar da diversidade. Portanto, o material deve ser muito bem escolhido e selecionado, para que esclareça e não confunda as informações. Estou com muitas dúvidas, quanto a escolha do material apropriado para trabalhar com os alunos, em sala de aula. Tornar o espaço escolar apropriado para a inclusão é muito difícil, penso que na literatura ocorre o mesmo. 
   Enquanto o que se fala estiver distante da realidade, vai ser assim, duas linguagens distintas. Então o que fazer... busco respostas. Na minha sala de aula faço observações, para direcionar meu trabalho, não temos uma receita pronta, as tentativas e a vontade guiam meu trabalho.