terça-feira, 30 de junho de 2015



Reflexão


  Ao assistir o filme “Somos Todos Diferentes”, antes de pensar qualquer coisa eu senti, como há muito não sentia, foi um sentimento de emoção misturado de compaixão, algo difícil de descrever. Pensei como um filme pode comover tanto as pessoas? Então eu me vi naquelas salas de aula e nos corredores da escola, com alunos muito semelhantes, e, sem saber como proceder. O filme me fez refletir sobre minhas práticas, meus erros e acertos, ou, o quanto eu direcionei meus olhos para uma única direção. Fiz uma autoavaliação da pessoa que eu sou, acredito que meu olhar ficou mais sensibilizado pra o “diferente”, a vontade de também ser diferente aflorou em mim.

    Muitas vezes, não temos noção da importância que um professor possui. Através de atitudes e olhares para o outro, o professor pode oportunizar ações diferenciadas, mais significativas para a aprendizagem dos alunos. Com isso, priorizando e valorizando as habilidades individuais. Cada um aprende de uma forma, não existe uma receita que seja a ideal para todos porque somos todos diferentes.






Um olhar diferenciado

Valorização


Importância do aluno





  

quinta-feira, 18 de junho de 2015






PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
                                                       ESCOLA MIGUEL COUTO


Educação 
Direito social e humano


Democratização do ensino
Direito de acesso e permanência
Ensinar e promover os Direitos Humanos e sua aplicabilidade

Escola inclusiva com adaptações curriculares
Processo cooperativo de formação de indivíduos com autonomia

Prática interdisciplinar que inclui valores e princípios
Interação com a comunidade escolar.


# Exposição de trabalhos realizados pelos alunos da escola Miguel Couto. Os trabalhos receberam a visitação da comunidade escolar. 
# Os alunos confeccionaram mosaicos com retalhos de EVA e produziram dobraduras variadas.



















                                                                             

                                                                            

 

domingo, 7 de junho de 2015



                     DIA DO DESAFIO NA ESCOLA

Aproveitamos o dia do desafio para estimular e utilizar o movimento como instrumento de comunicação e expressão entre alunos e professores.



Movimentos Corporais

1. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;

2. Deslocar-se com destreza  ao andar, correr, pular, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;

3. Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;

4. Explorar as dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;

5. Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.






Para se fazer o ORIGAMI, tradicionalmente, começa-se com um papel cortado em forma de um quadrado perfeito.
 A dobradura de papel é uma atividade recreativa  e educacional. Recorrendo a materiais simples, como papel A4 colorido, folhas de revistas e  papel de embrulho,  podemos de uma forma divertida aprender matemática.
A arte de dobrar papel ajuda os alunos a aprender e a comunicar matemática. É fácil de aprender e simples de usar.
Dobrando e desdobrando podemos observar por meio dos vincos formados retas, ângulos, simetrias e figuras geométricas. Podemos reconhecer e analisar propriedades de figuras geométricas, utilizar  a visualização e o raciocínio espacial. Explorar os conceitos de tamanho, forma e medida, incentivar a escrita matemática e motivar os alunos para a disciplina.
As dobragens praticadas em grupo permitem o debate de ideias, o esclarecimento de conceitos e o desenvolvimento de estratégias individuais e coletivas. Permitem o desenvolvimento da criatividade, da concentração e persistência, capacidades fundamentais para o estudo da matemática.





Origami de coração




(2º ano) Confecção de cartão utilizando origami de coração